12 horas! É o tempo que demora em média um voo da Itália ao Brasil.
Há quase 150 anos, a viagem era um pouco mais longa… 45 dias! E num navio à vela!
Foi assim que em 21 de fevereiro de 1874 chegava em Vitória – ES o navio La Sofia. O La Sofia trazia muitos sonhos com seus 388 passageiros, um capelão e um médico, além de um auxiliar chamado Pietro Casagrande. E olha a gente aí representados! Tanto um Casagrande como auxiliar no navio, como um dos passageiros também, Giuseppe Casagrande. Será que foram os primeiros Casagrande aqui neste Brasil? Mas este é um assunto pra outro post...
Os passageiros do La Sofia não sabiam, mas marcaram a história. Participaram no hoje ficou conhecida como a Expedição Pietro Tabachi. Tabachi teria sido um comerciante e aventureiro originário de Trento, que já se encontrava no Espírito Santo desde o início da década de 1850. Conta-se que lá ele adquiriu uma fazenda no município de Santa Cruz (atual Aracruz). Ao observar o interesse do Brasil pela mão de obra europeia, ele decidiu oferecer terras para os imigrantes em troca do seu trabalho.
E hoje, celebramos a força destes e muitos outros imigrantes italianos que sonharam e criaram um mundo novo. Celebramos a nossa própria história.
Parabéns a todos os descendentes de italianos!